Biografia

Filho de Figura...

Figura há-de ser!

De pequenino queria ser futebolista. Jogador do Benfica, pois claro! Cavalos e toiros? Isso era a profissão do pai, a ele importava a bola. Mas o destino havia de estar traçado e a esse, Luís André da Silva Vicente, não poderia fugir... 

O começo de uma carreira

Nasceu a 15 de Outubro de 1996, Luís André da Silva Vicente, filho primogénito do cavaleiro tauromáquico Luís Rouxinol. Foi ao colo do pai, e com apenas 1  ano de idade, que pela primeira vez montou a cavalo.

Em criança, ainda que os cavalos fizessem parte do seu dia-a-dia e acompanhasse frequentemente o pai nas corridas, o toureio não o atraía totalmente.

Até que aos 11 anos, querendo ser presença constante na vida do pai, acabou por tomar o gosto e toureou a sua primeira vaca montando o Mustang.

Herdou o nome Rouxinol, a que acrescentou o 'Júnior', nascendo assim mais um toureiro na família. Apresentou-se em público com 14 anos, a 28 de Maio de 2011, num Festival em Serpa, de onde não esquece as palavras que lhe dirigiu o maestro Vítor Mendes: "Não sejas mais um!".

Em 2012 apresentou-se como amador na Praça de Toiros do Campo Pequeno e deu nas vistas.

Regressou a Lisboa em 2014, onde a 19 de Junho passou com distinção na prova de praticante. 

"Se torea como se es"

Já o dizia Juan Belmonte e Rouxinol Jr. garante essa máxima. De ano para ano, tem acumulado triunfos e troféus, destacando-se sempre pela sua regularidade, raça e entrega em praça, estando presente em corridas de peso e mérito, nas principais praças e feiras, ombreando com Figuras e muitas vezes, 'roubando-lhes' os triunfos.

Mantém a simplicidade e a simpatia que adquiriu por herança genética, aliada à ambição e às ganas de quem quer ser Figura do Toureio.

Perder, não é com ele: "Eu sou bastante exigente comigo próprio e sou o exemplo do meu pai, ele quando há troféu e não o ganha, fica bastante chateado!".

Desde o final de 2018, a carreira de Luís Rouxinol Júnior é gerida pelo antigo matador de toiros Rui Bento Vasques, desde aí até os dias de hoje têm feito uma parceria de sucesso.
Rouxinol Júnior tem estado presente em todas as praças de importância e nos cartéis de compromisso.
Desde a sua alternativa em 2017, tem conquistado inúmeros troféus destinados à melhor lide a cavalo de Norte a Sul do país, alternando com toureiros consagrados e figuras da nova vaga do nosso panorama taurino, bem como também já foi distinguido pelo seu brilhante percurso até a data pela sua Junta de Freguesia (Pegões) e pelo seu Munícipio (Montijo), no âmbito do programa "Jovens que marcam ".

No ano de 2020, ano da pandemia foi líder do escalafón nacional.


Em 2021 faz a sua estreia nas Sanjoaninas, Ilha Terceira - Açores. Uma das feiras mais importantes, onde se sagra máximo triunfador.  Foi uma temporada memorável, sendo praticamente triunfador em todas as tardes que toureou. Nesse mesmo ano obtém talvez, se não a maior apoteose da sua carreira, no dia 16 de Outubro em Alcochete onde, Luís Rouxinol Júnior e o Jamaica levantaram a praça! O que se refletiu nas duas voltas à arena, e que momento enternecedor este. Muitos Órgãos de comunicação social atribuíram-lhe o título de Melhor Cavaleiro de Alternativa da Temporada 2021.


Na passada de 2022 temporada voltou a estar nos lugares cimeiros do escalafón nacional, com 25 atuações.
Destacou-se na praça de toiros da sua terra - Montijo, aquela que considera ser a sua praça talismã.
Nessa noite, de São Pedro conquistou o troféu para a melhor lide a cavalo de seu nome José Samuel Lupi. Destaque também para a corrida comemorativa dos 35 anos alternativa de seu pai, onde Luís Rouxinol e Luís Rouxinol Jr (pai e filho) protagonizaram uma lide memorável a duo, levantando mais de 5000 pessoas presentes na "sua"praça.
Nesse mesmo ano triunfa também em Montemor-o-Novo, Beja, Cartaxo, Sobral de Monte Agraço ,Figueira da Foz, Beja, Évora, Abiúl, Paio Pires e São Manços onde nestas últimas duas voltou a conquistar o troféu de melhor lide a cavalo.
Ao longo da sua, ainda que curta carreira, já toureou praticamente todas as ganadarias nacionais e algumas de Espanha, confrontando-se com toiros , de Veiga Teixeira, Palha, Murteira Grave, Sommer de Andrade, Pinto Barreiros , Dolores Aguirre, Partido de Resina, Torrestrela, entre muitos outros.
A temporada 2023 foi iniciada no tradicional festival taurino de Mourão.
Na sua primeira corrida formal no passado dia 6 de Maio em Montemor-o-novo obteve um assinalável triunfo repetindo a mesma "dose" do ano passado.
Durante este 2023, Rui Bento tem projetado uma temporada com base na qualidade e competividade dos cartéis. Estará presente nas principais praças e feiras do nosso país, numa temporada delineada estrategicamente.
Com ainda 6 anos por cumprir como Cavaleiro de Alternativa, Luís Rouxinol Júnior continua o legado de seu pai, já conquistados somam mais de 50 troféus. 

Luís Rouxinol Jr pretende levar o nome da sua dinastia e o nome de Montijo e Pegões o mais longe possível.

O futuro está nas mãos de Luís Rouxinol Jr.

O ídolo

"Oh pai gostava de ser cavaleiro como tu!". Foram estas as palavras que Luís Rouxinol Jr. disse ao pai, quando um dia perspectivou seguir-lhe as pisadas e tornar-se também ele cavaleiro.

Ciente e crente de muitos outros artistas, Luís Rouxinol Jr. tem apenas num cavaleiro a sua admiração maior e a vontade de chegar ao patamar que este chegou: O pai, a quem considera um amigo, a referência, o ídolo, o exemplo e a base... o seu tudo. 

Ao mesmo tempo, Luís Rouxinol é para o filho o mais exigente dos seus seguidores. Impõe nos treinos, exige em praça, partilham dos mesmos gostos e raramente se vê um sem o outro estar ao lado.

Outro Rouxinol houve com peso na formação de Luís André. O seu avô paterno, Alfredo Vicente, a quem o Jr. deve os primeiros ensinamentos a montar e incentivos aquando da decisão de ser toureiro.

Agora, o sonho de Rouxinol Jr. é apenas o de chegar a Figura do Toureio tal como o pai.

E o pai, Luís Rouxinol, e o seu avô, assim esperam...

2017 - a Temporada especial

Em 2017, Luís Rouxinol comemorou 30 anos de alternativa e Luís Rouxinol Jr. tirou a sua, a 20 de Julho na Praça de Toiros do Campo Pequeno em Lisboa, tendo por padrinho o seu ídolo.

Naquele que foi um ano importante para a família Rouxinol, a temporada foi cuidada e pensada ao pormenor pelo apoderado e amigo Francisco Penedo, que perspectivou para Rouxinol Jr. o futuro de uma verdadeira Figura do Toureio.

Luís Rouxinol Jr. deu assim, um dos passos mais importantes da sua carreira, pelo que a responsabilidade aumentou e a competição também.